Neste artigo vamos falar sobre um tema muito comentado por nós e pelos praticantes de meditação.

Quais são os obstáculos da meditação? Como posso lidar com estes obstáculos?

 

O R.A.I.N e os 3C’s

É importante falar dos obstáculos para que você possa perceber o que está acontecendo na hora em que você está meditando.

Um obstáculo sempre tem uma identificação, inquietude, pensamento, desejo, aversão ou tem um querer diferente do que está acontecendo agora, que no caso é a resistência causada por um sentimento que chegou muito forte para você.

Logo, é preciso entrar com uma atitude curiosa: Qual obstáculo está acontecendo aqui?

Entre em contato com o que está acontecendo dentro de você, sempre com atitude curiosa e gentil, não querendo mudar o que está acontecendo. Portanto, se permita estar em contato com isso, observando os obstáculos com cuidado, com uma atitude gentil direcionada a você!

O cuidado é uma atitude de acolhimento que envolve aceitação!

Resumindo, para que você possa lidar com os obstáculos da meditação, pense no próprio R.A.I.N!

Mas o que é isso?

R.A.I.N é:

  • Reconhecer
  • Aceitar
  • Investigar
  • Não resistir

Reconheça o obstáculo e investigue-o de uma forma que você pode usá-lo como uma ferramenta para o seu crescimento.

Aceitar o obstáculo e não resistir é muito importante para o processo evolutivo, onde você estará aceitando uma diferença existente em você e assim conseguirá passar essa barreira e atingir um próximo nível na meditação.

Os obstáculos podem ser resistências e a forma que nós temos para lidar com os obstáculos é o próprio R.A.I.N!

É também o que chamamos dos 3 C’s:

  • Contato
  • Curiosidade
  • Cuidado

Tenha um contato próximo consigo mesmo e tenha curiosidade para visualizar os obstáculos, cuidando de si mesmo com carinho e gentileza para manter o pensamento produtivo sem nenhum tipo de aversão.

É muito simples! Tanto o R.A.I.N, quanto os 3 C’s, te ajudam a investigar e aproximar dos 5 estágios da consciência, permitindo que você abra a porta e entre em contato consigo mesmo.

 

O Mindfulness e a presença

São dicas para complementar a sua meditação e te incentivar a prática da meditação sentada.

É importante que você pratique Mindfulness na sua vida e no seu dia a dia, mas sabemos que a meditação sentada é um desafio para muitos realizá-la e mantê-la por muito tempo (frequência diária).

É importante insistir nesse ponto, pois a meditação sentada é o que vai te dar poder para os grandes momentos difíceis do dia a dia, além de te permitir saborear o momento presente, saborear a alegria e felicidade sem que você entre em uma excitação que faça você perder o momento presente.

Você lembra dos momentos especiais que viveu? Você estava realmente presente nestes momentos? Quando você se formou na faculdade, se casou, ganhou um prêmio, etc.

Normalmente não lembramos desses momentos, pois entramos em uma euforia e alegria tão grande que não conseguimos saborear.

Entenda que a presença não é só para lidar com a dificuldade, mas sim para saborear os grandes momentos da sua vida.

O objetivo é que você saia do sofrimento e seja mais feliz, tendo leveza e alegria na sua jornada.

 

SEMANA DO AUTOCONHECIMENTO – LIVES NO YOUTUBE

Na próxima semana, especificamente do dia 22/07 a 26/07, acontecerão LIVES no YOUTUBE todos os dias para que você possa se conectar com suas emoções no momento presente.

 

Clique no link abaixo para se inscrever gratuitamente:

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