Você é feliz?
Antes de responder a essa pergunta, é necessário compreender o que entendemos como felicidade. É uma sensação tranquila, um sentimento de contentamento que vem de dentro e que você gostaria que não fosse embora nunca. É quando o mundo se apresenta de uma maneira tão agradável que todos os seus problemas são deixados de lado e você simplesmente vive o momento.

E a ação de estar presente tem mais a ver com essa emoção do que você imagina.

Tente se lembrar de momentos onde você se sentiu feliz. Feliz de verdade. Momentos onde a única coisa que importava era o que estava acontecendo. Em todos eles, você estava 100% presente. A sua cabeça estava completamente imersa no instante, sem se preocupar com a conta de luz que está para vencer, com o vizinho fofoqueiro ou com os juros daquela dívida no banco que não param de acumular.

Eu não estou falando para você simplesmente esquecer os seus problemas e deixar que eles se resolvam sozinho, como em um passe de mágica. A ideia é que você dê a real importância que eles necessitam, e no momento adequado. Não adianta de nada ficar pensando naquele problema do trabalho durante a sua viagem de férias com a família.

Dosar os seus pensamentos e estar verdadeiramente imerso em momentos importantes são apenas algumas maneiras de encarar o mundo de uma maneira mais positiva. Pensando nisso, separei sete ações simples que podem te ajudar a ter uma vida mais feliz e saudável.

1. Mude de perspectiva:
Busque fazer alguma coisa que você nunca faria, faça algo novo, inove seu dia.
2. Experimente o silêncio:
Tente durante seu dia ter momentos de quietude e experimente o silencio interno. Exemplo: tente almoçar em silêncio buscando apenas sentir o alimento, desligue o celular, não converse, não assista televisão, esteja ali presente.
3. Seja criativo:
Experimente fazer alguma atividade que desperte seu lado criativo.
4. Não desperdice:
Busque no seu dia não desperdiçar nada: o alimento, a água ao tomar banho e principalmente sua energia. Não fale demais nem de menos, escute mais e respeite seus limites no seu dia a dia.
5. Ofereça o seu melhor:
Procure oferecer algo à alguém sem querer nada em troca, apenas doe parte do seu tempo para servir.
6. Restaure a sua saúde:
Faça sempre, todos os dias alguma coisa para cuidar da sua saúde. Massagem, uma alimentação saudável e principalmente dedique parte do seu dia para fazer alguma atividade física.
7. Ame-se:
Lembre-se que tudo na vida deve partir do seu coração. Tente seguir a voz do coração, respeite-se mais, algo por você que se conecte com sua verdadeira essência: o AMOR.

Coloque algumas dessas ações em pratica e, depois de algumas semanas, volte nos comentários desse texto e responda: você é feliz?

Be Mindful! 
Pedro Lôbo
UC San Diego Center for Mindfulness
Mindful Self-Compassion, MBSR e Mentor do Institute Mindfulness (UK/USA)