Existem muitas crianças que são extremamente hiperativas. Parece que estão ligadas na tomada e não desligam nunca. E quem sofre com toda essa hiperatividade é o pai, é a mãe, que, desesperados, não sabem o que fazer para baixar a energia dos pequenos.

Existem pais que colocam os filhos para praticarem atividades, onde gastarão energia e chegarão em casa mais tranquilos. Já outros, nem com atividades extras conseguem baixar a eletricidade.

É por isso que nós queremos falar com você hoje, que tem um filho que não consegue parar quieto. Nós queremos, em primeiro lugar, te apresentar o Mindfulness, que é um tipo de meditação. E, em segundo lugar, mostrar pra você os benefícios que ele proporciona para as crianças.

É sempre bom estar fazendo meditação, se conectando consigo mesmo. As crianças também gostam e é sobre isso que falaremos hoje.

O que é o Mindfulness?

Mindfulness significa, numa tradução livre, “atenção plena”. É um conjunto de ferramentas, recursos e técnicas mentais que têm como objetivo alcançar uma concentração genuína, seja em algo ou em alguma coisa, que normalmente não damos o devido tempo e dedicação necessários.

Ou seja, o Mindfulness é uma forma de se concentrar no presente, no aqui e no agora, de modo que você consiga perceber plenamente todas as sensações e emoções que as atividades do cotidiano nos oferecem. É uma maneira de fazer com que cada um viva completa e integralmente a tudo o que está no presente.

Como o Mindfulness pode ajudar uma criança?

Não são apenas os adultos que se beneficiam com as técnicas do Mindfulness. As crianças também podem aproveitar as técnicas do Mindfulness e praticá-las na sua vida.

Estudos mostram que as técnicas de Mindfulness praticadas nas escolas têm contribuído significativamente para reduzir os sintomas de hiperatividade e do déficit de atenção, depressão, estresse e ansiedade nas crianças e nos adolescentes.

Com o Mindfulness, as crianças passam a ter consciência do seu corpo, das suas sensações, dos seus pensamentos e emoções. Com isso, aprendem a observar os seus pensamentos e suas emoções, sem reagir de forma bruta, imediata. Elas descobrem que há um espaço entre uma situação e uma reação.

Os treinos do Mindfulness fazem com que haja mudanças nas estruturas do cérebro que desenvolvem e aperfeiçoam qualidade como a bondade, a paciência, a compaixão, sintonia com os outros, ajuda a melhorar o controle dos impulsos e os períodos de atenção mais longos.

E os benefícios?

Com o Mindfulness, as crianças:

  • Melhoram a consciência do corpo, dos pensamentos e das emoções;
  • Melhoram a capacidade de prestar atenção a cada momento;
  • Vivem o presente, mantendo-se focadas no aqui e no agora;
  • Possuem maior controle sobre os seus impulsos;
  • Diminuem os conflitos sociais;
  • Possuem menor ansiedade na hora dos testes;
  • Aumentam a capacidade de lidar com os pensamentos negativos;
  • Julgam menos;
  • Aumentam as suas funções executivas;
  • Aumentam o seu grau de empatia;
  • Ganham mais segurança;

O Mindfulness ensina as crianças a potenciar o seu bem-estar, a sua força e a capacidade para lidar com os desafios que estão por vir.