Um dos problemas de saúde mais enfrentado pelos brasileiros hoje em dia é a ansiedade. Ela atinge cerca de 9,3% de pessoas ao redor do país, deixando o Brasil com uma das maiores taxas de transtorno de ansiedade no ranking mundial. O essencial é resolver o problema lidando com métodos de tratamento que podem ser feitos com acompanhamento médico, ou de forma caseira, usando técnicas alternativas para o controle da ansiedade, como Mindfulness.

Por meio das técnicas de Mindfulness você pode diminuir o seu nível de estresse, relaxar bastante e em pouco tempo controlar a ansiedade fazendo séries de exercícios simples em casa. Esses exercícios não demandam esforço físico, mas sim o relaxamento mental, muscular e corporal como um todo. Vamos agora entender mais sobre a técnica, como ela funciona, quais os benefícios e formas de aplicação, entre outros.

O que é Mindfulness

O Mindfulness é uma técnica muito usada para o controle de ansiedade, pois se caracteriza como um estado mental onde há o total controle da capacidade de concentração do indivíduo, sendo assim toda a tensão corporal é deixada de lado e problemas relativos ao estresse, ansiedade e diversas outras alterações de humor podem ser tratadas e amenizadas à medida que se concentra ainda mais e vai aplicando diariamente o tratamento por meio de Mindfulness.

Ao traduzir o termo de forma livre se tem o significado “atenção plena” e “concentração plena”, onde o indivíduo exerce controle sobre as suas emoções, mantendo o corpo calmo. Aliar técnicas Mindfulness com um estilo de vida saudável é a saída para menos estresse e alivio da ansiedade.

Controlando a ansiedade com Mindfulness

O controle da ansiedade por meio das técnicas de Mindfulness deve partir do próprio paciente. Você vai precisar tirar parte do seu dia apenas para o tratamento, em um local reservado e com total calmaria, sem barulhos e interferências para que o processo surta o efeito desejado. Seria ótimo, ainda, cuidar do corpo como um todo, ter um estilo de vida melhor com uma alimentação saudável a prática de exercícios físicos regulares.

Técnicas de Mindfulness

Existem técnicas de Mindfulness ótimas que podem ser feitas em casa de forma rápida e simples, ajudando na concentração e tratamento da ansiedade, estresse e problemas relacionados a mudanças repentinas de humor. As técnicas de baseiam e comportamentos que você toma ao longo do dia e que pode tirar depois para exercícios mais prolongados. A dica é começar destinando 3 minutos periodicamente durante o dia, repetindo por vezes o procedimento, para relaxar a mente, observando a sua respiração, pensando em coisas positivas.

Já para os exercícios prolongados você vai precisar de um espaço reservado, sem barulho e que permita a concentração. Tire 45 minutos do seu dia, ou até 3 a 4 vezes na semana  para a realização desse exercício. Nele você deve sentar, colocar uma música lenta e calma ao fundo, prestar atenção à sal respiração, se concentrar bem e fazer o scanner corporal enquanto a calmaria vai percorrendo todo o seu corpo. Passado esse tempo, você pode ir retornando aos poucos as suas atividades diárias, podendo tomar até mesmo um chá de sua preferência logo em seguida, e se sentirá totalmente revitalizado, mais calmo e com menos estresse e ansiedade.