Final de ano nos remete a diversas reflexões. Analisamos, ao longo do ano, tudo o que foi feito, o que foi conquistado, e o que deixamos de realizar. Uma situação que observamos e devemos procurar sempre melhorar é a forma como que lidamos com as outras pessoas e as situações que nos cercam.

Nessa reflexão realizada, acabamos deixando passar as desconcentrações que tivemos pelo caminho, a total falta de atenção para uma determinada situação, a falta de foco, de preparo, e o que isso ocasionou. Essa falha nem sempre consegue ser revertida, e é por isso que devemos dar um valor maior a tudo o que nos cerca. Mas como fazer isso?

Se você leu essa breve introdução e não sabe como começar ou o que fazer, fique tranquilo, pois é justamente para isso que estamos aqui. Queremos te apresentar, caso não conheça, o Mindfulness e te mostrar como ser mais paciente, atencioso, nesse ano que se inicia. Outro ponto importante é manter o foco nas atividades realizadas.

O que é o Mindfulness?

O Mindfulness é uma técnica de foco, atenção e concentração, onde a pessoa sai do estágio automático da vida e passa a ter sensibilidade em relação às novidades que acontecem no dia a dia.

Trata-se de um estado mental onde está caracterizada a autorregulação da atenção para toda atividade que vier a ser realizada. É você estar presente, de forma intencional, a tudo o que te cerca, valorizando os pensamentos, as sensações do corpo e as emoções, a ponto de não mais agir de forma automática, mas sim, abrindo espaços para que as pessoas consigam, mesmo nos momentos mais difíceis, terem opções mais conscientes e ativas, causando impactos positivos no modo como lidam com os desafios do dia a dia.

Praticar Mindfulness é você dar valor às pequenas coisas, ter consciência de tudo o que te cerca, não deixar que o hábito de realizar determinadas atitudes se coloque no modo automático, onde você nem tenha consciência do que acabou de realizar.

Com o Mindfulness, você adquire diversos benefícios, como:

  • Redução de estresse;
  • Melhora da saúde;
  • Relacionamentos melhores;
  • Aumento da sua performance;
  • Tem uma vida com mais qualidade;
  • Desperta para a vida e lida com o seu verdadeiro potencial.

E como ter mais paciência, foco e atenção em 2019?

É simples: basta você praticar o Mindfulness. E como se pratica essa técnica? Mais simples ainda.

As formas mais simples de praticar o Mindfulness são baseadas na criação de pontos de atenção, as chamadas âncoras. Para isso, é preciso praticar, regularmente, os exercícios, em locais silenciosos e confortáveis.

Uma forma de praticar o Mindfulness é fechando os olhos, voltando toda a sua atenção para o seu corpo, seja para a sensação física, seja pensamento ou sentimento. Logo depois, concentre-se nos movimentos ou nas sensações da sua respiração. Finalizando, volte a atenção para o seu corpo. Observando também o local onde você realizou essa técnica de atenção total.