Mindfulness para concentração: como a meditação pode te ajudar a se manter focado no trabalho

Para alguns de nós, manter o foco no trabalho ou nas atividades do dia a dia é tão difícil quanto correr uma maratona. Ainda mais naqueles momentos onde nada está dando certo, o pânico tomou de conta da empresa e todas as demandas são para agora. É justamente ai que o nosso cérebro resolve dar um passeio para pensar em qualquer coisa mais interessante que o trabalho.

Nestes momentos, ao invés de se desesperar, que tal parar um pouco, respirar e meditar? Com as práticas corretas, você não apenas melhorará o seu foco, como também levará uma vida ainda mais produtiva, tanto dentro quanto fora do trabalho.

O primeiro passo para encontrar o seu foco e cultivar a sua consciência do momento presente é estabelecer as suas prioridades. Precisamos fazer o que é mais importante primeiro, mesmo que elas sejam mais difíceis e demoradas do que as outras coisas que estão na sua lista de afazeres. Quando você não tem prioridades, é fácil se desviar e procrastinar.

O segundo passo é preparar a sua mente para a atividade em questão. Assim como atletas aquecem os seus músculos antes de um jogo importante, você tem que “aquecer” o seu cérebro para determinadas atividades, limpando a sua mente de problemas anteriores. Uma maneira legal de fazer isso é meditando alguns minutos antes de começar a trabalhar, para deixar os pensamentos do dia ou das horas anteriores se estabelecerem antes de partir para um trabalho novo.

A alternativa também pode ajudar muito na volta do almoço, uma vez que você interrompeu um fluxo de pensamento para se alimentar e precisa retoma-lo o mais rápido possível.

Distrações são inevitáveis, você nunca vai ser capaz de impedir a sua mente de vagar pelos pensamentos. Mas você pode usar o Mindfulness para melhorar a sua capacidade de se concentrar e se recuperar dessas distrações. Durante a meditação, você dá à sua mente um trabalho a fazer, como prestar atenção a sua respiração, por exemplo, exercitando o ato de se concentrar em um ponto ou atividade específica.

O terceiro passo – e um dos mais importantes, no meu ponto de vista – é se preparar para o próximo dia. Assim que você finalizar as atividades de hoje, estabeleça qual é a sua prioridade para amanhã. Dessa forma, é mais fácil chegar e já se concentrar no que for mais urgente.

Com essas dicas Mindful, você aumentará sua consciência do que está acontecendo internamente, podendo assim responder com mais assertividade e aumentando seu foco e produtividade na atividade que está se propondo a fazer. E o melhor de tudo: reduzindo a sua ansiedade e estresse.

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Be Mindful!
Pedro Lôbo.