Curso Mindful Self-Compassion
Início em 30 de Outubro

 

Sabe como ter mais qualidade de vida simplesmente sendo mais gentil consigo mesmo? A autocompaixão é a resposta! O mindful self-compassion, ou MSC, é fruto dos estudos da interação do mindfulness e da psicoterapia em união com a autocompaixão. Aprimore sua resiliência emocional e capacidade de amor próprio

 

A autocompaixão

No mundo atual, são muitas as causas da depressão, do estresse, da ansiedade e do pânico. A vida está corrida e exigente. E para dar conta de tanto, muitos de nós nos tornamos duros e exigentes com nós mesmos. São muitas as vozes internas que nos criticam e nos levam a sentimentos de isolamento, inadequação, fracasso e autojulgamento.

Outros reagem de forma diferente. Uma tristeza, um sentimento de vazio, de medo, de ansiedade. Pensamentos negativos e repetitivos. Um sentimento profundo de frustração. A realidade é que não aprendemos, desde pequenos, a lidar com nossas emoções. E hoje, muitas vezes, nos vemos reféns desses sentimentos difíceis, que muitas vezes nos dominam e trazem grande sofrimento para as nossas vidas porque não sabemos conviver com eles, o que acaba limitando o nosso potencial e a possibilidade de vivermos uma vida mais plena, com mais gentileza, alegria e amorosidade. E no todo, com mais qualidade de vida!

A autocompaixão surge, neste cenário, para nos ajudar a lidar com essas emoções difíceis e sentimentos de inadequação e fracasso, com o crítico interno e com as situações dolorosas que fazem parte da vida e que estão fora do nosso controle. Traduzida em uma atitude de compreensão, gentileza e amorosidade com você mesmo, esse novo modo de enxergar a vida traz mais conforto e tranquilidade, necessários para lidar melhor com os acontecimentos e emoções do dia a dia.

O Programa Mindful Self-Compassion (MSC) foi desenvolvido por Chistopher Germer e Kristin Neff, considerados referências dos estudos da autocompaixão no mundo. O programa é fruto dos estudos da interação do mindfulness e da psicoterapia em união com a autocompaixão e traz, como principais resultados, comprovados por meio de pesquisas e estudos diversos, o aprimoramento da resiliência emocional e da capacidade de amar e apreciar a si próprio. O MSC é um curso profundo, intenso e extremamente libertador. E não são poucas as pessoas que fizeram o curso e que compartilham dessa mesma opinião.

O curso tem como objetivo instrumentalizar os participantes com técnicas simples e eficazes, que poderão ser usadas no dia-a-dia.  Alguns pontos importantes do programa:

São diversos os estudos que apontam que a autocompaixão está diretamente associada a estados psicológicos positivos como felicidade, otimismo e satisfação com a vida (Hollis-Walker & Colosimo, 2011; Neff, Rude e Kirkpatrick, 2007 APUD Kristin Neff, 2015), além de estar ligada ao aumento da motivação, comportamentos saudáveis, imagem corporal positiva e enfrentamento resiliente (por exemplo, Albertson, Neff, & Dill-Shackleford, 2014, Allen, Goldwasser & Leary, 2012, Breines e Chen, 2012, Sbarra, Smith & Mehl, 2012 APUD Neff, 2015, pp. 5-6).

O que é Mindful Self-Compassion?

Ao contrário do que muita gente pensa, o Self-Compassion não tem a ver com autopiedade ou fragilidade. Neste vídeo, Pedro Lôbo, coordenador do Instituto Mindfulness, fala um pouco sobre a prática e como ela é crucial para que você leve mais autocompaixão para a sua vida.

O que vamos

trabalhar nesse curso?

Mindfulness

Consciência do momento presente, com aceitação

Aceitação

Sem julgamento da experiência do aqui e agora

Empatia

Sentir o mundo de outra pessoa como se fosse o seu

Gentileza amorosa

O desejo verdadeiro de que todos sejam felizes

Compaixão

O desejo de que todos os seres possam se livrar do sofrimento

Autocompaixão

Cuidar de si mesmo como você cuida de quem ama

Mindful Self-Compassion (MSC)

Turma com início 30 de Outubro

– Formato: 8 encontros, 1 vez por semana mais uma vivência

– Início: 30 de Outubro

– Duração: 2h30 por encontro mais uma vivência de 04 horas

– Local: CLS 210 Bl. B Sobreloja 18 Asa Sul, Brasília/DF

Pedro Lôbo

Pedro tem certificado nos Métodos Mindfulness Based Stress Reducion (MBSR) e Mindful Self-Compassion (MSC), pela UCSD (UniversityofCalifornia – San Diego – Schoolof Medicine).

Também possui a certificação pelo Institute Mindfulness (UK/USA) no Método Sit (six week introductory traning) desenvolvido por Mark Coleman e Martin Alyward. Atualmente é mentor na formação de novos profissionais no método SIT.

É o idealizador do método “Inspire sua Vida”, voltado à respiração e a meditação com 20 anos de experiência.

Thaís Franceschini

Direito pelo UniCeub, com mestrado em Direitos Humanos pela Universidade de Essex, na Inglaterra, e Terapeuta pelo Instituto de Renascimento de São Paulo, Thaís sempre esteve em busca de um verdadeiro sentido para a vida.

Morou na Índia em 2003 e em 2008 e em 2010, voltou ao país para aprofundar os seus conhecimentos.

Hoje, Thaís é formada em Mindful Self-Compassion (MSC) pela Universidade de San Diego e é uma facilitadora do método Byron Katie. Após sua formação na School for the Work, em Ojai, Califórnia, onde aprendeu o método com a própria Katie, Thaís vem atendendo pessoas interessadas em viver uma vida mais verdadeira e harmoniosa.

Depoimentos de quem
já fez e indica o curso

“A prática da meditação mudou a minha vida… com o curso self compassion pude observar melhor minha relação comigo mesma e tentar viver uma vida mais suave. Recomendo muito! “

Alessandra Ottoni

Em dias onde tudo está difícil, o MSC me ajuda a reconhecer, acalmar, respirar e, em vez de lamentar, passo a procurar a melhor forma de encarar o inevitável, de uma maneira leve e resoluta.

Agora, o que eu acho mais legal é que o MSC também me ajuda a abrir os olhos para o presente quando o dia está bom, com tudo indo bem. Assim, vivo todas as delícias de estar vivo com muita qualidade, presença e prazer.

Então, a capacidade de reconhecer minhas necessidades nos momentos bons ou ruins e a presença, a consciência das minhas atitudes, tornam a vida mais leve nas dificuldades e intensa nas alegrias.

Júlia

Desenvolva a autocompaixão

quando nos tornamos pessoas mais gentis com nós mesmos, aprendemos a nos valorizar mais. A autocompaixão desperta o melhor que há em nós e essa atitude mais gentil nos faz enxergar com mais clareza e consciência momentos de dificuldades, nos ajudando também a desfrutar a vida com mais prazer.

Desarme a autodepreciação

são muitas as vozes do nosso crítico interno. As vezes essas vozes nos dizem que não somos bons o suficiente, que somos uma farsa, que não somos merecedores de amor. Que não fazemos parte, que não pertencemos. Em circunstâncias diversas, somos tomados por sentimentos de auto-aversão. Com o programa, você aprenderá a lidar com as vozes do seu crítico interno, aprendendo a reconhecer que você pode ser mais gentil com você mesmo e que as críticas internas não precisam governar a sua vida.

Cultive melhores relacionamentos

cada vez mais pesquisas apontam que a autocompaixão está fortemente associada ao bem-estar emocional, menores níveis de ansiedade e depressão e relacionamentos pessoais mais satisfatórios. Aumentar a sua autoestima é uma forma de se relacionar melhor com o mundo.

O MSC é terapêutico, mas não é terapia

o MSC é terapêutico, mas não é terapia. A ênfase do programa é o aumento de recursos para enfrentar desafios emocionais, antigos e novos.

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