Você sabia que há conexões entre várias doenças? Por exemplo, o estresse pode desencadear quadros de diabetes e depressão. Explicamos melhor nesse conteúdo

O estresse é uma das principais causas do aparecimento de muitas doenças. Se não houver um cuidado, é possível que ocorram quadros de resolução mais complicada por conta de estressores do cotidiano.

Se você ainda não sabe muito sobre essas conexões, vou te ensinar um pouco mais através desse guia. Aqui, será possível entender como o estresse pode levar e agravar possíveis quadros de depressão e a diabetes.

A relação entre estresse e depressão
A relação entre estresse e depressão é uma das mais íntimas quando falamos do desenvolvimento gradual de doenças mais graves. De fato, a conexão é tão profunda, que não podemos dizer qual das condições é responsável pelo aparecimento da outra.

Muitas vezes, nos deparamos com situações estressantes em casa, na relação interpessoal e principalmente no trabalho. O ambiente profissional pode se tornar extremamente exigente e você não terá escapatórias se não tomar cuidado.

A depressão é uma condição que tem como principais sintomas a tristeza profunda, a falta de disposição, as alterações no padrão de sono e os episódios de ansiedade e agressividade. Esses sintomas podem variar, entretanto, de paciente para paciente.

O estresse altera a quantidade de alguns dos principais hormônios relacionados a quadros depressivos. A quantidade de serotonina, por exemplo, tende a diminuir. O mesmo ocorre com a dopamina. Esses dois hormônios são liberados quando estamos felizes e calmos. Como você pode deduzir, o contrário ocorre em situações de muita pressão.

A relação entre estresse e diabetes
A relação entre estresse e diabetes é um pouco mais sucinta, mas ela existe. A diabete é uma condição de saúde crônica em que a pessoa tem uma dificuldade na metabolização da insulina. O que ocorre é o aumento gradual desse elemento no corpo, que pode levar a complicações e até a morte.

A mesma dinâmica da depressão ocorre nesses casos. Há um aumento na quantidade de hormônios relacionados ao quadro de diabetes. Esses hormônios são o cortisona e adrenalina e podem desencadear o aparecimento da diabetes de maneira precoce.

Outro fator relacionado é o hábito de vida. Muitas vezes, as pessoas que se encontram mais estressadas tendem a iniciar ou sustentar hábitos ruins, como a má alimentação, o tabagismo ou o alcoolismo. Todos esses hábitos podem ser fatores de risco para quem já tem uma tendência ao desenvolvimento de diabetes. Por isso, indico que as pessoas procurem outras maneiras de fugir de situações tensas.

O mindfulness como tratamento
Uma das maneiras de tratar tanto os quadros de estresse, quanto os quadros de depressão e ansiedade é a técnica do mindfulness. Esse método é como uma meditação voltada ao enfoque no momento presente.

Para que o mindfulness realmente se torne efetivo, você precisa se concentrar em esquecer das condições ao redor daquele momento, e se focar no que está ocorrendo ali. Isso se sintetiza em um método de esvaziamento da mente.

Be Mindful!
Pedro Lôbo.