Se tornou comum que a maioria das pessoas que fazem parte da rotina frenética dos grandes centros, terem picos de estresse com desgaste mental. Mindfulness ou atenção plena, não é só uma técnica de meditação, é, também, uma alternativa para obter uma maior observação dos pensamentos e se livrando das distrações de pensamentos e emoções negativas.

Existem atividades que podem ser realizadas de forma automática, mas outras, como estudar, precisam de dedicação e concentração.  A prática mindfulness ajuda a criar e manter foco durante uma tarefa, eliminando distrações causadas pela falta de concentração mental.

Meditação

A mindfulness tem sua origem no budismo e está associada à meditação. Ela existe a quase três mil anos, sendo utilizada como uma forma direta de ajudar com os problemas que podem surgir  durante a vida das pessoas.

Essa técnica de meditação ajuda a desenvolver uma dedicação total a tarefa que é feita no momento, com tranquilidade e foco apenas naquele instante.

Dificuldade de concentração

Não é bom que você fique ligado a acontecimentos que demandam atenção ao mesmo tempo. Esse tipo de situação, cria uma maior facilidade para cair na tentação de realizar várias tarefas ao mesmo tempo.

A verdade é que as pessoas têm pouco poder na hora de dividir a atenção com uma mudança rápida do foco, pois a mente leva um tempo para ficar completamente dentro de uma atividade e, quando é interrompida leva muito mais esforço para atingir o foco novamente, afetando a produtividade.

Usando a mindfulness

Ela pode fornecer muitos benefícios e pode ser feita em diferentes ambientes, mas o ideal é que procure um ambiente mais tranquilo e fique em uma posição que lhe pareça mais confortável. Relaxe, acalme a respiração e feche os olhos. Ligue sua mente para o momento presente, longe das críticas, estresse ou qualquer outra coisa nociva que impeça a concentração.

Isso pode ser feito, durante qualquer hora do dia e com pausas de 2 minutos, colaborando com o foco, tornando-o melhor no que está fazendo. Seu nível de estresse vai diminuindo aos poucos e suas relações interpessoais irão melhorar.
O método mais simples para a mindfulness é baseado na criação de um ponto de atenção.

A prática precisa ser feita com certa regularidade, para que, quando as distrações tirarem o foco em uma atividade possa ser feito um ajuste mais rápido na atenção. A atenção precisa estar no corpo e suas sensações físicas e, em seguida, se concentrar nos movimentos e na forma da respiração. Até que a atenção possa estar no corpo, com as percepções do local.

Mindfulness e as emoções

Ela ajuda de forma direta na canalização das emoções para reagir de uma forma melhor às situações, ajudando no controle de impulsos, com maior motivação pessoal.
Com o tempo, a pessoa se torna emocionalmente segura e capaz de identificar as suas emoções, sem dificuldades, enfrentando melhor as situações, desenvolvendo a sua inteligência emocional e a aptidão em lidar com frustrações e desilusões.