O ambiente de trabalho, independente da área em que uma pessoa atua, costuma ser muito estressante. São diversas tarefas a serem executadas quase que simultaneamente, cobranças, reuniões.

Todos esses desafios minam não só o bom humor como também diminuem a concentração, já que muitas pessoas tem dificuldades em se concentrar em um único ponto e focar suas energias para a realização do trabalho diário.

Para ajudar a tornar o dia a dia mais eficiente e diminuir o estresse a meditação pode ser extremamente útil. E, dentre as técnicas existentes, uma ganha força: o mindfullness.

Focada na concentração plena, ela busca ajudar os colaboradores de uma empresa a manter toda a sua atenção em seus afazeres, melhorando não só sua produtividade como também sua satisfação pessoal e profissional.

Mas, como utilizar essa técnica para melhorar sua concentração no trabalho? Você já se questionou sobre isso? Sabe como aplicar essa técnica em seu dia dia?

Não? Então acompanhe esse texto. Aqui vamos lhe ajudar a melhorar sua produtividade e diminuir o estresse na rotina diária durante o trabalho.

O que é o mindfulness?

O mindfulness é um estado mental onde as pessoas buscam concentração total em um única coisa, objeto ou sensações, com o objetivo de aumentar sua percepção, melhorar a concentração e diminuir o estresse.

Para conseguir melhorar a produtividade no trabalho com o mindfullness, no entanto, é preciso realizar exercícios diários, por alguns minutos, desligando-se das tarefas e do ambiente e concentrando-se apenas em você mesmo.

Como aplicar o mindfulness para melhorar sua concentração e produtividade no trabalho?

Conforme comentamos, aplicar o mindfulness em seu dia a dia é muito simples, e requer apenas alguns exercícios simples, que podem ser feitos enquanto você vai até o trabalho ou quando chega ao destino.

Por exemplo, durante o trajeto, é importante perceber as sensações corporais no início do dia. Observar a respiração antes de se levantar é um início de concentração e percepção de seu próprio corpo.

Durante o deslocamento para o trabalho, em alguns dias, não ouça música ou mexa no celular. Observe com atenção o deslocamento e tudo o que acontece à sua volta, absorvendo as novidades e movimentos.

Ao chegar ao trabalho, use alguns momentos antes de começar a rotina diária para perceber sua respiração antes de descer do carro ou do transporte que utilizar e antes também de entrar em seu local de trabalho.

Durante as refeições, procure observar atentamente as refeições. Olhe com atenção as cores dos alimentos, aprecie seu sabor e mastigue com muita atenção, observando os cheiros de todos os alimentos que estão em seu prato.

Quando estiver se dirigindo a reuniões, vá durante todo o caminho sem observar seus emails ou ler textos. Perceba o ambiente ao redor, sinta o caminho, o ar tocando sua pele. Cumprimente aqueles que passarem por você, durante o trajeto.

Depois desse ritual, ao retornar à sua mesa de trabalho, faça respirações atentas enquanto seu computador estiver ligado. Perceba todas as sensações de seu corpo e veja como está sua postura ao se sentar.