No fim dos anos 1970, começaram as primeiras investigações científicas sobre os benefícios da meditação para pessoas com dores crônicas nas costas e na cabeça. Os resultados começaram a ser divulgados em 1982 e em 2016 foram publicadas 667 pesquisas que avaliaram os efeitos no bem-estar psíquico e prevenção de doenças cardíacas.
Mindfulness é o nome contemporâneo em inglês escolhido para essa técnica de meditação milenar, onde: mind é mente, mindful é consciente, sendo a união das palavras o termo mindfulness que significa atenção plena. Essa denominação foi escolhida como tradução para a palavra Sati do idioma Pali parecida com a falada por Buda. Sati quer dizer claridade mental, atenção no momento presente, estar consciente e vigilante.

 

Objetivo por trás da mindfulness

A ideia é que ao praticarmos o mindfulness fiquemos mais conscientes sobre nosso corpo, mente, pensamentos e emoções. Se não temos consciência sobre as causas e consequências das nossas emoções, toda essa parte nossa fica reprimida, levando a uma expressão errada e induzidas por outras pessoas ou pelo ambiente exterior.

Assim, acabamos infelizes, sempre, buscando hábitos e formas de satisfação vazias que podem levar aos vícios. O impacto prejudica a saúde física e pode causar problemas financeiros. A técnica mindfulness de meditação permite deixar a nossa mente aberta e consciente todo tempo, sem fazer julgamentos pelos pensamentos negativos que surgem inevitavelmente. Apesar de ser parecida com a cultura zen-budista, ele não se apega aos elementos religiosos.

Benefícios

Quando temos consciência, as emoções e pensamentos começam a surgir e desaparecer a todo momento, o nosso apego a elas diminui. Isso traz calma, segurança, estabilidade e serenidade. Dessa forma:

Podemos entender melhor as outras pessoas através da experiência para o autoconhecimento.

Conseguimos controlar a nossa força vital para usá-las só quando for necessário.
Ganhamos mais confiança para permitir a chegada de novas emoções, pensamentos e sensações, levando ao contentamento e a satisfação.

As tensões e stress diminuem, dificultando o aparecimento de doenças, reduzindo a dor e melhorando perspectiva da vida.

Mas para ter todos esses benefícios é fundamental estar disposto a buscar os sentimentos de gratidão, generosidade, honestidade, paciência e humildade.

Desenvolvimento

Quando a nossa mente se perde paramos de prestar atenção no corpo. Mas ao prestarmos a atenção em algo tão simples como o caminhar ou a respiração o corpo e mente encontram uma conexão para o momento presente. A técnica de meditação mindfulness não possui a necessidade de um tempo específico ou uma posição fixa como sentado, de olhos fechados, etc. O importante é ter a sua atenção totalmente ligada ao momento, independente de horário ou lugar.

Procure pelo melhor momento para se concentrar, mesmo que só por um minuto, fugindo dos acontecimentos externos ou de um pensamento ou sentimento negativo.

Ter um foco específico na mente traz paz e elimina as frustrações do passado. Com o tempo fica mais fácil resolver os problemas, melhora a sensibilidade emocional e a disposição corporal.