O que é Mindfulness?

Mindfulness é o termo usado para a meditação que leva a mente a ter controle de sua habilidade em se concentrar nas experiências, ações e sensações no presente, em português, o termo pode ser traduzido como “Atenção Plena” ou “Consciência Plena”.

A prática do Mindfulness ajuda a aliviar o estresse do dia a dia e ajuda a ativar as capacidades mentais, tornando as suas atividades do dia a dia mais produtivas. Mas para alcançar este estado é preciso usar técnicas de meditação, se concentrando por algum tempo em algo que pode ser um objeto ou as suas próprias reações corporais como a respiração ou batimentos cardíacos.
A concentração precisa estar em modo pleno, com a mente aberta, sem pensamentos ou sentimentos de julgamento sobre o objeto ou sensação. Se trata de se ligar só no presente e nos elementos a sua volta.

A técnica de meditação mindfulness surge do princípio nas práticas meditativas do oriente.

O que é Depressão?

Se sentir deprimido ou triste é algo natural em momentos de perda, nos desafios da vida ou por causa da baixa auto-estima. Porém o sentimento de tristeza pode se tornar mais intenso, dura longos períodos de tempo e impede a pessoa de seguir com sua vida normal.

Diagnosticar a depressão não é algo fácil e, metade das pessoas que possuem a doença, ainda, não foram diagnosticada e não fazem tratamento. Esse é um assunto muito sério, pois mais de 10% das pessoas que possuem depressão se suicidam. A depressão é tratável e é uma das doenças mais comuns entre as de transtornos mentais. Os tipos são clássica, distimia, transtorno bipolar e sazonal.
Mindfulness e a luta contra depressão
Para quem tem depressão, seguir a rotina dia a dia não é fácil, pois é muito complicado sair da cama, sorrir, se arrumar para trabalhar, etc. A depressão é a perda de prazer na atividades do dia a dia que comprometem a saúde física e bem-estar geral. É muito importante ter o apoio e compreensão de amigos e familiares, unidos com o acompanhamento profissional.
O tratamento pode ser feito com diversos tipos de terapia com ou sem o uso de medicação. Porém o mindfulness é um aliado que traz diversos benefícios na luta contra a depressão ajudando o cérebro e saúde mental.

O mindfulness tem efeitos positivos com a prática da atenção plena em pessoas que apresentam grandes chances de terem novos episódios de depressão mesmo depois de terminar o tratamento.
As pessoas com depressão, respondem bem ao treinamento de mindfulness, conseguindo efeitos positivos, podendo ser mais benéfico do que as medicações antidepressivas. A técnica reduz a produção de cortisol  que causa o estresse, melhora o sono, alivia a ansiedade, ajuda a melhorar o gerenciamento de emoções. O mindfulness ajuda quem tem depressão a estar no presente, sair do automático de reagir e ser menos destrutivo consigo mesmo. Ele traz a capacidade de pensar sobre o próprio pensamento e deixá-lo ir.

Your content goes here. Edit or remove this text inline or in the module Content settings. You can also style every aspect of this content in the module Design settings and even apply custom CSS to this text in the module Advanced settings.