O mindfulness é uma técnica de meditação que pode ser usada de maneira ampla nos ambientes de trabalho. Afinal, esses costumam ser locais em que se passa muito stress, podendo até existir o desenvolvimento da ansiedade.

A aplicação no local de trabalho é realmente benéfica aos indivíduos e ao ambiente como um todo. Se você ainda não está convencido, acompanhe as razões para usar o mindfulness e melhorar a produção!

 

Redução do stress e da tensão

O primeiro benefício do mindfulness é o auxílio na redução de stress. Mesmo que você seja uma pessoa calma, o ambiente de trabalho sempre envolve cobranças e inseguranças. E essas são duas coisas que estimulam a presença da tensão no ser humano.

Quando relaxamos e mantemos o foco no momento presente, essa tensão tende a diminuir. Essa é uma maneira de lidar com as condições estressantes do trabalho que, muitas vezes, não podem ser extintas.

 

Aumento do foco em atividades cotidianas

O mindfulness tem como efeito o enfoque no momento presente, como mencionamos. Com isso, você consegue ter melhorias gerais nos níveis de concentração. Mas por que?

Simples! Quando você não está com o pensamento tomado por questões do passado, sentimentos, emoções e até pensamentos sobre o futuro, o foco nas atividades que devem ser realizadas aumentam.

É interessante tornar os efeitos do mindfulness uma rotina mental: sempre manter o foco no que deve ser resolvido aqui e agora.

 

Maior motivação e confiança

A meditação ainda traz um excelente benefício para nossa vida mental e autoestima. De fato, a técnica comprovadamente aumenta o autoconhecimento e a valorização de nós mesmos.

Você pode até pensar que não, mas essas condições se refletem automaticamente no seu desempenho no trabalho. Quando você tem mais confiança em suas potencialidades, a motivação aumenta e as suas chances de obter destaque são muito maiores. O mesmo ocorre no caminho contrário, pois os fatores estão interligados.

 

Ideias melhores e mais produtivas

Quando o enfoque está no presente, realmente paramos para pensar nas coisas a nossa volta. Qual foi a última vez que você notou os detalhes do ambiente físico e social em que você trabalha? Na maioria das vezes, as atividades ficam tão automáticas que você até se esquece de prestar atenção.

O mindfulness propõe exatamente acabar com essa automatização. Quando você nota o ambiente com clareza mental, melhores ideias podem surgir. Afinal, você está tendo um contato mais profundo com o presente.

 

Aumento na capacidade de tomar decisões

A capacidade de tomar decisões está intimamente ligada a análises das condições presentes de alternativas. Para isso, você precisa manter o foco e acabar com as distrações.

O sucesso só é possível com maior concentração, relaxamento e discernimento sobre o assunto. É exatamente essa a proposta de diferentes técnicas de meditação, sendo o mindfulness a mais moderna.

E você, está pronto para integrar o mindfulness a sua rotina de trabalho? O que você achou dos benefícios da técnica? Não se esqueça de deixar o seu comentário abaixo!