O que é meditar?

Pensar em nada é algo muito difícil, pois é natural para a mente pensar, estando trabalhando todo o tempo. Quando paramos de fazer as nossas atividades queremos relaxar a mente, mas ela não para. Meditar não é parar de pensar, mas, sim, nos acalmar mentalmente  para que haja intervalo maior entre os pensamentos.
A meditação é uma forma de concentrar a mente e deixar todas as preocupações de lado e criar uma maior ligação com o presente.

Meditação é uma forma de se conectar com a energia dentro de si, ao seu lado inteligente e na sua noção de consciência. Existem vários tipos de meditação dentro de diferentes filosofias de vida, com variação no jeito meditativo, mas dentro dos princípios básicos de acalmar ou silenciar a mente, a reflexão, o relaxamento e a contemplação
A grande chave é focar a mente em um único objeto, como a respiração ou um mantra e o desenvolvimento da energia, concentração, plena atenção e bondade.

O que é mentalizar?

Mentalizar é focar totalmente a sua atenção na imaginação e nas sensações. Isso causa a materialização do que foi criado pela mente dentro do seu dia a dia, no momento presente.

Todos nós passamos todo o tempo mentalizando e, devido a esse fato, é preciso ter atenção sobre o local para o qual a nossa mente viaja. Ou seja, se seus pensamentos forem negativos, o seu cotidiano acaba materializando essa forma de pensamento.

Os pensamentos possuem um forte poder de controlar nossas vidas e as situações que costumamos viver. O seu pensamento pode te levar a uma vida mais plena e positiva ou pode te levar a dor, sofrimento e a perda de sua energia. 

Meditar e mentalizar

Ambas possuem variadas formas encontrar a completude  e o silêncio que é um só. Cada um escolhe a forma que lhe pareça mais fácil e adequada para si, podendo realizar pesquisas e leitura, cursos, yoga, exercícios de controle da respiração ou criar uma técnica própria.

Na meditação basta se sentar se manter o mais quieto e mais tranquilo possível. No início é sempre difícil, mas com tempo e persistência você pode atingir a meta que deseja.
Na mentalização você aprende a entrar de forma profunda dentro de si aumentando a sua concentração e o fluxo de mudança da consciência pode se tornar um meio de se ligar a meditação.

As duas técnicas os ajudam a entrar em sintonia com o meio a nossa volta, com os nossos sentimentos e  corpo para um estado de existência mais pleno.

Silêncio

O silêncio pode ser grande aliado tanto para a mentalização quanto para a meditação. Claro que o silêncio absoluto não existe, mas estar em um ambiente calmo e tranquilo.

Deixe que o silêncio entre dentro de você e lhe traga a paz interior. Use a paz que está escondida por trás dos pensamentos e das palavras do nosso dia a dia. Fique sempre alerta  aos seus pensamentos e desejos.